II Encontro da Rede Sudeste de Repositórios

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares

Notícias Relacionadas

Acontecerá entre os dias 21 e 22 julho de 2021, o II Encontro da Rede Sudeste de Repositórios.

O evento abordará temas como ciência aberta, princípios FAIR, repositórios institucionais, inteligência artificial e outros relacionados aos RIs.

No dia 22, às 15h30min, a professora Angélica Conceição Dias Miranda, do curso de Biblioteconomia da FURG, irá ministrar a palestra "A Ciência aberta como ferramenta de ensino-aprendizagem, o uso de repositórios digitais no ensino, pesquisa e extensão".

O evento será transmitido pelo Youtube no Canal VideoSaúde da Fiocruz e haverá emissão de certificados para os participantes mediante inscrição prévia e assinatura da lista de presença.

Confira aqui a programação completa e acesse o link para realizar sua inscrição de forma gratuita. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de julho de 2021.

 

Sobre a Rede Sudeste de Repositórios

Em 2017, foi criada a Rede Sudeste de Repositórios Digitais (RIAA/Sudeste), que visa superar desafios relacionados à criação, otimização e sustentabilidade dos repositórios digitais, institucionais e temáticos, promovendo a cooperação entre seus participantes. Composta atualmente por 75 instituições de ensino e pesquisa, a RIAA estimula o compartilhamento de informações e experiências por meio de encontros e atua no alinhamento das políticas de acesso aberto em âmbito nacional e internacional.

A Rede Sudeste faz parte da Rede Nacional de Repositórios coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), fortalecendo a colaboração entre profissionais da área de informação em instituições de ensino e pesquisa. Assim, promove parcerias, trabalhos em equipe e uma maior percepção sobre a qualidade e a quantidade da produção científica produzida pelas instituições da Região Sudeste.

Fonte: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT Fiocruz