Multidisciplinares

BASE - Bielefeld Academic Search Engine

O BASE (Bielefeld Academic Search Engine), é um mecanismo de pesquisa científica, operado pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld, da Alemanha. O BASE fornece mais de 150 milhões de documentos de mais de 7.000 fontes, dentre eles, e-books, artigos de periódicos, dissertações, teses, jornais de notícias, imagens, vídeos, áudios, dentre outros.

Tipo de acesso: aberto.

 

BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Permite a busca de teses e dissertações, em texto completo, de mais de 119 instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Tipo de acesso: aberto.

Tutorial de pesquisa

 

Biblioteca Digital da Unesco

A Biblioteca Digital da Unesco tem como objetivo essencial compartilhar o conhecimento e transmiti-lo às gerações futuras, fornecendo acesso a publicações, documentos e outros materiais produzidos pela Unesco ou pertencentes às suas áreas de competência. A Biblioteca Digital da Unesco é o repositório da memória institucional da Unesco e uma fonte de informações de alta qualidade sobre suas atividades em educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicação e informação, com mais de 350.000 documentos que datam de 1945.

Tipos de acesso: aberto, restrito.

 

Biblioteca Digital de Obras Raras

A biblioteca digital de obras raras está vinculada a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e congrega distintos materiais como por exemplo, livros, teses, periódicos, de diversas páreas do conhecimento. Nessa plataforma estão disponíveis materiais oriundos de diferentes instituições como Cambridge University Press, Escola Nacional de Belas Artes dentre outras instituições. São materiais digitalizados, e em sua maioria de acesso aberto, sem a necessidade de realizar cadastro.

Tipos de acesso: aberto, restrito e embargado.

 

Biblioteca Virtual da Pearson

A Biblioteca Virtual da Pearson é uma plataforma de livros eletrônicos (e-books), assinada pela FURG, que disponibiliza o acesso a mais de 8 mil e-books de diversas áreas do conhecimento, em língua portuguesa, que poderão ser lidos de forma remota, disponíveis 24 horas por dia.

Tipo de acesso: restrito (matrícula/SIAPE FURG).

Tutorial de acesso

Manual de utilização

 

Catálogo de Teses e Dissertações da Capes

Reúne resumos relativos a teses e dissertações defendidas no Brasil. As informações são fornecidas diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação brasileiros.

Tipo de acesso: aberto.

 

Cultura Acadêmica

Cultura Acadêmica é o segundo selo da Fundação Editora da UNESP, na qual possui como selo principal a Editora UNESP. Um de seus objetivos é a ampla divulgação de estudos científicos desenvolvidos, publicando livros em formatos digitais (e-books), em diversas áreas como: Administração, Artes, Biologia, Ciências, Ciência da Informação, Ciência da Computação, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Direito, Economia, Educação, Estudos Linguísticos, Psicologia, dentre outras áreas. Parte dos livros digitais contidos na plataforma encontra-se em acesso aberto necessitando apenas a realização de um cadastro na plataforma.

Tipo de acesso: aberto (em parte, necessitando de cadastro prévio), em alguns itens o acesso é comercializado.

Tutorial de acesso: [em construção].

 

DOAB – Directory of Open Acess Books

Diretório de e-books acadêmicos de acesso aberto. Atualmente a base conta com quase 30 mil e-books, fornecidos diretamente pelas editoras.

Tipo de acesso: aberto.

 

DOAJ - Directory of Open Access Journals

Diretório multidisciplinar de periódicos científicos. Atualmente conta com mais de 15 mil títulos, oriundos de 133 países e mais de 5 milhões de artigos.

Tipo de acesso: aberto.

 

Domínio Público

Biblioteca Digital composta por materiais que se encontram em domínio público ou com licença permitida por parte dos devidos autores, como imagens, textos, sons e vídeos.

Tipo de acesso: aberto.

 

E-books da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG

É uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e suas publicações tratam de Relações Internacionais, Política Externa, Direito Internacional, História Diplomática, Memória Diplomática, História do Brasil, entre outros assuntos. Estão disponíveis mais de 800 obras em português, inglês e espanhol, nos formatos PDF, EPUB e MOBI.

Os e-books têm o download gratuito sem necessidade de cadastro ou login. 

Tipo de acesso: acesso aberto.

Tutorial de acesso

 

E-books da Springer

Plataforma de e-books, da coleção de 2008 da dot.lib, assinada pela FURG, que disponibiliza livros digitais nas áreas de Arquitetura, Artes, Design, Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e Biologia, Economia e Negócios, Química, Ciência dos Materiais, Ciências da Computação, Ciências Ambientais e da Terra, Engenharia, Humanidades, Ciências Sociais, Direito, Matemática, Estatística, Medicina, Física, Astronomia, Computação Profissional e Web Design.

Tipo de acesso: restrito (matrícula/SIAPE FURG).

 

LA Referencia – Red de repositórios de acesso abierto de la ciencia

A Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas - LA Referencia, é uma rede latino-americana de repositórios de acesso aberto. Fazem parte do LA Referencia, os seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai. Atualmente, a LA Referencia possui mais de 2 milhões de itens, dentre documentos técnicos, artigos, relatórios, dissertações e teses.

Tipo de acesso: aberto.

 

Livre - Revistas de livre acesso

Portal de acesso a revistas multidisciplinares vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, congregando periódicos de acesso livre.

Tipo de acesso: aberto.

 

NDLTD – Networked Digital Library of Theses and Dissertations

Rede de Bibliotecas digitais de teses e dissertações de diversos países. Atualmente a iniciativa conta com mais de 5 milhões de itens.

Tipo de acesso: aberto.

 

Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

Plataforma Gedweb, assinada pelo SiB, que disponibiliza cerca de 660 normas brasileiras e normas Mercosul em formato digital, na íntegra.

Tipo de acesso: restrito (matrícula/SIAPE FURG).

Tutorial de acesso e pesquisa

 

oasisbr - Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto

É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio de uma única interface, é possível realizar a pesquisa simultânea em repositórios digitais, teses e dissertações e periódicos científicos eletrônicos.

Tipo de acesso: aberto.

 

Portal de Livros Abertos da USP – Universidade de São Paulo

O Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo - USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais (e-books) acadêmicos e científicos em acesso aberto, publicados por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. Essa base congrega publicações de diversas áreas do conhecimento, como Psicologia, Ciência da Informação, Ciências Biológicas, Direito, Educação, Física, dentre outras áreas. 

Tipo de acesso: aberto.

 

Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reúne e disponibiliza mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Para acesso ao conteúdo completo, é preciso seguir as orientações do tutorial de acesso via Rede CAFe.

Tipo de acesso: acesso aberto (via Rede CAFe).

Tutorial de acesso pela Rede CAFe

Tutorial de pesquisa - operadores booleanos

Tutorial de pesquisa - conteúdo

 

Redalyc

Redalyc é um sistema de informação editado pela Universidad Autônoma del Estado de México. Disponibiliza 1.368 revistas científicas e cerca de 680.000 artigos publicados. Participam 673 instituições, cujos países (26), em sua maioria, são da América Latina. Abarca as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Sociais, Ciências Naturais e Exatas e Arte e Humanidades.

Tipo de acesso: acesso aberto.

 

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Abrange uma coleção multidisciplinar de periódicos científicos brasileiros e estrangeiros selecionados.

Tipo de acesso: aberto.

Tutorial de pesquisa

 

SciELO Livros

A Scielo Livros  é um consórcio entre as editoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que oferece acesso a e-books nacionais de caráter científico, com a finalidade de tornar mais acessível e visível o acesso às pesquisas desenvolvidas e seus impactos.

Tipo de acesso: aberto.

Tutorial de pesquisa

 

SpringerOpen

Trata-se de uma plataforma que permite acesso aberto à e-books e periódicos de áreas como Ciência, Tecnologia, Medicina, Humanidades e Ciências Sociais.

Tipo de acesso: aberto (parte do material).

Tutorial: [em construção].

 

Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras

Sumários.org é uma base que indexa periódicos científicos nacionais e é mantida pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto – FUNPEC-RP. Nessa base estão cadastradas cerca de 2.600 revistas (aproximadamente 130.000 artigos) de 1.342 instituições. Abrange diversas áreas do conhecimento.

Tipo de acesso: acesso aberto.

 

  Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de referência, pelo e-mail: sib.referencia@furg.br.