Biblioteca Central

 

 

Em 1975 foi iniciada a construção do Campus Carreiros, que começou suas atividades em 1978, com a inauguração dos primeiros prédios da Base Oceanográfica Atlântica.

Com os avanços da construção do novo Campus da Universidade, começou a transferência gradativa dos cursos existentes, junto com seus respectivos acervos, ficando alterada a estrutura organizacional da Biblioteca. O acervo de alguns cursos localizava-se na Biblioteca Central e o acervo de vários outros localizava-se na Biblioteca do Campus Carreiros, que ainda não possuía um prédio próprio e funcionou em diversos pavilhões da Universidade.  

Contato
E-mail:

sib.bibliotecacentral@furg.br

 

Telefone:
(53) 3233-6697

(53) 3293-5389

 

Horário:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h


Endereço: 
Biblioteca Central
Av. Itália, Km 8 – Campus Carreiros
CEP 96201-900 – Rio Grande – RS – Brasil

 

Para acessar a lista completa de contatos da Biblioteca Central,clique aqui

 Somente em novembro de 1986 começou a ser construído o prédio próprio para a Biblioteca do Campus Carreiros. Após, a Biblioteca do Campus Cidade tornou-se, então, uma biblioteca setorial e a Biblioteca Hugo Dantas da Silveira passou a ser a Biblioteca Central do Núcleo de Informação e Documentação (NID).

Em 2009 começou a ser desenvolvido o projeto de ampliação do prédio da Biblioteca Central. No final do mesmo ano deu-se início a sua construção, já que o prédio atual não possuía mais infraestrutura para suportar o crescimento do acervo, uma vez que foram criados novos cursos e, consequentemente, a população universitária aumentou, havendo assim necessidade de ampliação do prédio para atender essa demanda.

No final do ano de 2010, o Núcleo de Informação e Documentação (NID) passou a denominar-se Sistema de Bibliotecas (SiB), ligado a  Pró-Reitoria de Graduação e constituí­do hoje pela Biblioteca Central e sete bibliotecas setoriais.

A Biblioteca Central está voltada para o atendimento de todos os cursos de graduação e pós-graduação, reunindo um acervo de livros, periódicos, CD-ROMs, DVDs, bases de dados, mapas, obras em Braille, entre outros, que abrange as diversas áreas do conhecimento.