Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos e Programas
Início do conteúdo da página

Projetos do SiB

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h22 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 09h12 | Acessos: 102

Com o objetivo de contribuir e levar informação para a comunidade, O SiB divulga seus projetos/programas de cultura, ensino e extensão:

Arvoreteca: incentivando a leitura

Tipo: Projeto de cultura

Status: em vigência

É desenvolvido pela Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas (SiB) como projeto de extensão da Universidade. O projeto se desenvolve no momento em que muito se discute sobre o papel do bibliotecário enquanto agente transformador social. Neste sentido, questionamos sobre como a leitura é capaz de se sobrepor às dificuldades encontradas no nosso dia a dia e como as Universidades podem ser o enlace dessa união. Realizado próximo ao Coreto da Praça Tamandaré no centro da cidade do Rio Grande/RS nos meses de março à dezembro e no Balneário Cassino Junto ao Multiplaco, em parceria com a Secretaria de Município da Cultura na Programação do Verão Cultural. O projeto consiste na doação de livros de literatura adulta, infanto-juvenil e infantil, para a comunidade que passa pelo local. O objetivo do projeto é proporcionar o acesso à leitura, através de uma biblioteca alternativa, distribuindo livros gratuitamente, os livros ficam dispostos em árvores, livres para retirada pelas pessoas que por ali passam. Cada pessoa pode \"colher\" até dois livros por edição. Os são arrecadados através de doação que recebemos durante a execução do projeto, ou através de campanhas de arrecadação junto as Bibliotecas do SiB como troca por multa.

 

Inclusão digital e social: curso de informática básica para terceira idade

Tipo: Projeto de extensão

Status: em vigência

Objetiva promover a inclusão digital, integrando o idoso ao uso das novas tecnologias, para que aprenda a operar computadores, utilize seus aplicativos e acesse a Internet. Habilitar pessoas com idade superior a 60 anos no uso da Internet e seus diferentes recursos. Promover a aproximação com o computador. Integrar o idoso à Sociedade, por meio da informática e seus recursos (email, redes sociais e etc.). Levar o grupo a conhecer a Internet como fonte de pesquisa e curiosidades. Possibilitar aos idosos a oportunidade de manter contatos com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual, buscando ampliar seus horizontes e expectativas. Tornar o ambiente das aulas de Informática para idosos um centro vivo de formação, informação, cultura e entretenimento.

 

Contribuição para preservação de materiais bibliográficos: obras raras do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tipo: Projeto de ensino

Status: em vigência

Tem por objetivo trabalhar no processo de identificação, seleção e organização de materiais bibliográficos que podem ser considerados obras raras ou especiais. Fato que contribui para a preservação do conhecimento e da história de seus autores. A biblioteca inserida nas práticas de organização e disseminação do saber encontra-se voltada para projetos que guardem a memória e disponibilize para a comunidade em geral. O projeto também busca aproximar os estudantes de diferentes áreas do saber, como biblioteconomia, história e arqueologia, de sua formação enquanto profissionais que lidam com a informação e a história, trabalhando com práticas que são discutidas em sala de aula, enquanto processo de preservação do saber da humanidade. As atividades desenvolvidas serão supervisionadas pelo bibliotecário responsável pelo desenvolvimento do projeto. Outro fator importante do projeto é a qualificação dos serviços meio do Sistema de Bibliotecas da FURG. Os serviços meio referem-se ao tratamento da informação e preparo do material para o acesso a comunidade.

 

Serviço de Referência Educativa - SRE na Biblioteca Setorial da Área acadêmica da Saúde

Tipo: Projeto de ensino

Status: em vigência

O projeto tem como objetivos desenvolver a competência informacional dos usuários na utilização da biblioteca, através do Serviço de Referencia Educativa - SRE e oportunizar ao acadêmico de biblioteconomia à prática nas atividades. O Serviço de Referência compreende às atividades , direta e indiretamente, à prestação de serviços aos usuários, através do atendimento, de divulgações e informações sobre a biblioteca e promoção do uso dos sistemas e recursos informacionais. Este serviço passa por transformações destacando-se o crescimento gradativo do processo de Referência Educativa, ou seja a capacitação e treinamento dos usuários na utilização dos recursos, como por exemplo, catálogo online, Portal de Periódicos Capes, acervo físico, comutação bibliográfica, orientação para o uso de bases de dados, pesquisa bibliográfica, auxílio à normalização. No que tange a Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde do SiB, a referência educativa proporcionará aos usuários o conhecimento e a autonomia para utilizar os recursos, como o sistema Argo (catálogo online, pesquisa, renovações, reserva) entre outros.

 

Estágio voluntário no Sistema de Bibliotecas (SiB)

Tipo: Programa de ensino

Status: em vigência

Busca oferecer estágios voluntários para atuar junto às oito bibliotecas do SiB, bem como em seus setores. O desenvolvimento do programa irá oportunizar o desenvolvimento de atividades para discentes de graduação em Biblioteconomia e para demais cursos interessados, aliando a teoria à prática e interagindo com as atividades de extensão e cultura do SiB, junto à comunidade acadêmica.

 

Capacitação de usuários do Sistema de Bibliotecas

Tipo: Projeto de extensão

Status: em vigência

Visa promover a inclusão digital na comunidade acadêmica da FURG, através do Laboratório de Fontes de Informações Digitais (FIDs), serão desenvolvidas ações permanentes com o oferecimento de cursos e treinamentos quanto ao uso das fontes e informação digital. O projeto pretende tornar os acadêmicos e docentes da FURG mais autônomos e participativos na utilização das ferramentas digitais. Serão realizadas as seguintes ações: estudo de usuários; ações de divulgações coletivas e personalizadas; cursos específicos para utilização das FIDs. As FIDs abordadas pelo projeto serão: Portal Periódicos Capes, Sistema ARGO, Fontes de informação e buscas estratégicas, Portal Base de dados Saúde Baseada em Evidências, Gerenciadores Bibliográficos, Currículo lattes, Normalização de trabalhos acadêmicos, Normalização bibliográfica e Visita orientada. Os cursos e treinamentos serão desenvolvidos majoritariamente por bibliotecários da instituição e por estudantes do curso de Biblioteconomia. Como avaliação estão previstas reuniões e aplicação de questionários.

 

A Sala Verde como espaço de educação ambiental das infâncias

Tipo: Projeto de extensão

Status: encerrado

Com o intuito de dinamizar as ações educativas da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental - Sala Verde "Judith Cortesão", serão realizados encontros mensais com os estudantes do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente / Rio Grande-RS - CAIC. Para isso serão desenvolvidas práticas educativas ambientais para que as crianças possam refletir e se sensibilizar sobre o ambiente, no qual se encontram inseridos.

 

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/FURG

Tipo: Projeto de extensão

Status: encerrado

A Semana Nacional do Livro surgiu em 1966, com o Decreto do Governo Federal, o que mais tarde, em 1980, veio a ser incorporada a biblioteca, dando origem a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Evento esse, que em todo Brasil, oportuniza a interação com questões relacionadas à promoção do livro e da biblioteca, bem como seus benefícios. No Sistema de Bibliotecas (SiB), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), esse evento já se tornou tradicional. No corrente ano, o SiB apresenta a proposta temática \"Na contramão das Fake News: A biblioteca enquanto fonte confiável de informações\". Serão realizadas diversas atividades, tais como palestras, oficinas, dentre outras, direcionada à toda comunidade acadêmica, nos campi Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha.

 

Fim do conteúdo da página