Inclusão digital e social: curso de informática básica para terceira idade

Inclusão digital e social: curso de informática básica para terceira idade

Sobre o curso

O curso de informática básica para terceira idade é oferecido em duas partes:

Parte I: Curso de informática básica (Conhecendo o computador, conhecendo os programas, editor de textos, imagens, pen drive), carga horária 40h;

Parte II: Curso de informática básica (uso da internet, pesquisas e redes sociais), carga horária 40h;

Cada aluno recebe um kit de materiais contendo: uma apostila, uma pasta, um bloco de anotações e uma caneta. Os cursos são ministrados na Universidade, no laboratório de informática da sala 2110 do pavilhão 2. Este laboratório foi montado com verba do Programa FID registrado no PROEXT 2013 e criado especialmente para desenvolver projetos de inclusão digital.

 

Duração
Os cursos tem duração de 4 meses, com aulas uma vez por semana, 2 horas por dia.

 

Objetivos do Projeto
- Promover a inclusão digital, integrando o idoso ao uso das novas tecnologias, para que aprenda a operar computadores, utilize seus aplicativos e acesse a Internet.
- Habilitar pessoas com idade superior a 60 anos no uso da Internet e seus diferentes recursos;
- Promover a aproximação com o computador;
- Integrar o idoso à Sociedade, por meio da informática e seus recursos (email, redes sociais e etc.);
- Levar o grupo a conhecer a Internet como fonte de pesquisa e curiosidades;
- Possibilitar aos idosos a oportunidade de manter contatos com outras pessoas, mesmo que de maneira virtual, buscando ampliar seus horizontes e expectativas;
- Tornar o ambiente das aulas de Informática para idosos um centro vivo de formação, informação, cultura e entretenimento.

 

Metodologia
Todo o conteúdo é ministrado de forma dinâmica, e em um ritmo especial, para que possa ser bem assimilado pelo aluno. Os alunos aprendem todas as etapas desde ligar o computador, os programas mais utilizados até o acesso à Internet e seus principais recursos. A ideia é contribuir para a inclusão social do idoso e estreitar os laços entre cidadão e comunidade. O projeto ajuda os idosos a perder o medo do computador e seus equipamentos. Os alunos aprendem a usar Word, Internet, criação de email, blogs, entre outros Programas.
A seguir são apresentados os métodos e as atividades/etapas desenvolvidas:

 

Divulgação

• Divulgação através dos meios de comunicação em massa (TV e rádio local);
• Utilização de ferramentas da Internet para divulgar as atividades do Projeto, ampliando os canais de comunicação com entre a biblioteca e a comunidade (facebook da biblioteca e página da FURG);
• Divulgação do Projeto na Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG e outros eventos da região;
• Distribuição de panfletos;
• Distribuição e colagem de cartazes na universidade e em pontos estratégicos da cidade.

 

Certificação

Ao final de cada curso os alunos recebem o certificado de conclusão, com o conteúdo ministrado e com a carga horária assistida. Para tanto realizamos uma cerimônia de entrega. Consideramos esta cerimônia de extrema importância, uma vez que esta poderá ser oportunidade única de recebimento de diploma. Nesta cerimônia os alunos poderão trazer familiares para participar deste momento tão importante da vida de cada um.
Nos dias atuais o projeto é de extrema relevância, visto que, promove a aproximação das pessoas com a tecnologia, integra o idoso a sociedade, por meio das ferramentas tecnológicas: e-mail, redes sociais, entre outros.

 

Status: em vigência

-----------------------

Mais informações:  
Maria Helena Moraes, coordenadora do projeto.
e-mail : mmoraes@furg.br ou pelo fone (53)32336697