Bibliotecas do SiB fechadas nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de julho - Paralisação dos TAEs
Alteração no horário de funcionamento da Biblioteca Setorial de São Lourenço do Sul
Biblioteca Central da FURG recebe exposição de obras da Professora Aimée Bolaños
Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições 2022, o SiB disponibiliza no menu "Utilidades" algumas ferramentas que podem lhe auxiliar na verificação da veracidade de notícias . Confira algumas das principais agências de checagem que existem hoje no Brasil:
Aos Fatos
Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.
Boatos.org
Criado em junho de 2013, o Boatos.org tem a intenção de prestar um serviço para o usuário da internet, compilando algumas das mentiras que são contadas online. É atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.
Estadão Verifica
O Estadão Verifica é o núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo.
Fato ou Fake
A seção Fato ou Fake do G1 tem o objetivo de alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake).
Lupa
Fundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos.
Uol Confere
O UOL Confere é a divisão do UOL para checagem e esclarecimento de fatos.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça