Ferramentas de auxílio à detecção de Fake News

As fakes news passam despercebidas, sobretudo, quando são divulgadas por amigos e pessoas do círculo de relacionamento. É comum que as pessoas passem notícias adiante, muitas vezes até mesmo sem ler ou clicar, por falta de tempo ou por estar acessando via celular, com pressa. Temos grande responsabilidade sobre o conteúdo que compartilhamos, portanto, é aconselhável sempre verificar a fonte, se possível clicando, lendo e conferindo a origem da notícia.

 

Confira algumas das principais agências de checagem que existem hoje no Brasil:

 

Aos Fatos

Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

 

Boatos.org

Criado em junho de 2013, o Boatos.org tem a intenção de prestar um serviço para o usuário da internet, compilando algumas das mentiras que são contadas online. É atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.

 

Estadão Verifica

O Estadão Verifica é o núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Fato ou Fake

A seção Fato ou Fake do G1 tem o objetivo de alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake).

 

Lupa

Fundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

 

Uol Confere

O UOL Confere é a divisão do UOL para checagem e esclarecimento de fatos.

                                                                                    

 

Fonte: Conselho Nacional de Justiça