Sala Verde Judith Cortesão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi uma das sete Salas Verdes selecionadas no Estado Projeto Salas +Verdes.

Banner com fundo azul claro e detalhes com linhas laterais em branco. Ao centro, imagem de um megafone em preto.

Notícias Relacionadas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou chamada pública voltada à nova seleção de Instituições para fazerem parte do Projeto Salas +Verdes. O Projeto Salas +Verdes, coordenado pela Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (SBIO/MMA), consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental.

A Sala Verde Judith Cortesão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi uma das sete Salas Verdes selecionadas no Estado, conforme divulgação no site do Ministério do Meio Ambiente.

Histórico Sala Verde Judith Cortesão da FURG

Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) foram contemplados no edital 1/2005 Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a abertura de uma Sala Verde. Sala Verde é um espaço situado dentro de uma instituição, o qual se dedica ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, tendo como uma das principais ferramentas a divulgação e a difusão de publicações sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental.

As Salas Verdes têm como missão: disponibilizar, difundir e democratizar a informação socioambiental, buscando a socialização dos materiais distribuídos pelo MMA e colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação socioambiental.

Em 23/08/2006 a Sala Verde Judith Cortesão também se tornou Biblioteca Setorial do Núcleo de Informação e Documentação (NID), atual Sistema de Bibliotecas (SiB), e em 28/05/2007 foi inaugurada e denominada Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental – Sala Verde Judith Cortesão. Sua denominação se deu em homenagem à Prof.ª Dr.ª Judith Cortesão, devido a sua trajetória enquanto ambientalista e à doação do seu acervo pessoal à FURG, o qual foi incorporado ao acervo da Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental - Sala Verde Judith Cortesão

O acervo da Sala Verde Judith Cortesão abrange diversas áreas do conhecimento, com ênfase em Educação Ambienta. É gerenciado pelo Sistema ARGO, o qual permite consultas, reservas e renovações on-line por meio do endereço www.biblioteca.furg.br .

A consulta ao acervo é de livre acesso, atendendo a comunidade acadêmica da FURG, a comunidade em geral e, especialmente, aos cursos de pós-graduação em Educação Ambiental (mestrado e doutorado). O empréstimo domiciliar é restrito, sendo permitido somente para quem possui vínculo com a FURG. 

O acervo da Sala Verde da FURG é composto pelas seguintes obras: doações da Profª. Drª. Judith Cortesão; material bibliográfico da antiga biblioteca do PPGEA; obras recebidas do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto Sala Verde; teses e dissertações defendidas no PPGEA; obras recebidas por meio de compras realizadas pelo Sistema de Bibliotecas (SiB); intercâmbios e doações. 

 Informações:

Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Educação Ambiental Sala Verde "Judith Cortesão"

Bibliotecária coordenadora: Cibele V. Dziekaniak
Telefone: (53) 3233-6804
E-mailsib.salaverde@furg.br

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.