10 de agosto: Dia Internacional da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)

10 de agosto: Dia Internacional da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)

Notícias Relacionadas

No dia 10 de agosto é comemorado o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), termo usado para indicar pessoas com potencialidade de alto desempenho em uma ou mais áreas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que 5% da população mundial é superdotada, mas leva em conta apenas o alto QI, indicador limitado à habilidade acadêmica. Ao expandir o conceito para múltiplas inteligências, concepção de algumas correntes teóricas bastante utilizadas atualmente, é possível perceber esse percentual como significativamente maior.

Para além da acadêmica, algumas das inteligências consideradas são a linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, espacial, musical, naturalística, existencialista, interpessoal e intrapessoal.

São características comuns que atravessam a vida das pessoas com AH/SD desde a infância:

- alta capacidade de concentração em assuntos de interesse;

- capacidade de solucionar problemas;

- perfeccionismo;

- questionamento de regras;

- capacidade de correlacionar ideias aparentemente não-conectadas;

- alta sensibilidade (emotiva e/ou sensorial);

- aprendizado rápido.

Ainda, é importante destacar a possibilidade de uma pessoa com AH/SD possuir alto rendimento em determinadas áreas, mas baixo em outras, podendo até mesmo ter transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem em conjunto. É possível existir pessoas AH/SD com TDAH, autismo, dislexia, discalculia, entre outros. A esses casos é comum referir-se como Dupla excepcionalidade ou Dupla condição.

Para que a representação social das AH/SD deixe de ser movida por preconceitos, é necessário dar visibilidade à condição e promover acessibilidade e inclusão, tanto no meio familiar, educacional e laboral, quanto em sociedade no geral.

Alguns núcleos, projetos e coletivos da FURG que discutem/acolhem pessoas AH/SD:  

NEAI - Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas

CAID - Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades

PAENE - Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas

PEINE - Projeto de Extensão de Inclusão à Neurodiversidade - @peineinclusão

Coletivo Autistar é Resistir - @autistareresistir_



Referências:
GONÇALVES, Eliane. OMS aponta que 5% da população é superdotada e a maioria é invisível. Agência Brasil. 0, 25 jun. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/av4b48sm. Acesso em: 02 ago. 2023.
VIRGOLIM, Angela. As vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas. Educar em Revista, [s.l.], v. 37, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/4m252wjr. Acesso em: 02 ago. 2023.