Webinar – Bibliotecas digitais: acervos, plataformas e direitos autorais @Plataforma Zoom

30 de março das 15h às 17h

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares

Notícias Relacionadas

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo ( SisEB) promove Webinar.

Em um mundo cada vez mais conectado, a leitura por meio de dispositivos digitais já é uma realidade. Com o isolamento social, muitos leitores se viram impedidos de frequentarem as bibliotecas e o debate sobre o serviço de acervo digital veio à tona, bem como os entraves no uso de ferramentas legais e o acesso às tecnologias. 

CONTEÚDO

  • Bibliotecas em tempos de Zoom: múltiplos caminhos para servir a comunidade local 
  • “Livros, discos, vídeos à mancheia”: o portal de mídias Onleihe e a Biblioteca do Goethe-Institut
    A Onleihe, fusão das palavras Online e Ausleihe (empréstimo) é um portal de mídias digitais em que se pode emprestar e-books, e-áudios, e-magazines e e-papers em diversos idiomas. Este serviço disponível às bibliotecas de língua alemã e utilizado pelas bibliotecas do Goethe-Institut, nos ajuda a entender o funcionamento e desafios que estas plataformas apresentam. 
  •  A Lei Brasileira de Direitos Autorais (LDA) imobiliza ou impulsiona nossas bibliotecas digitais?
    A evolução do pensamento jurídico em matéria de direito autoral, com extensa revisão do termo “direitos dos usuários”, tem beneficiado as bibliotecas. A doutrina dominante considera que esses equipamentos podem agir livremente em diversas situações, por conta da função social da propriedade e dos direitos culturais e informacionais. Refletir sobre as possíveis interpretações da LDA, tanto a tradicional como a contemporânea ofertada pelos adeptos do direito social, pode ampliar as perspectivas dos profissionais de bibliotecas e determinar novas estratégias de ação. 

Gonzalo Oyarzún é bibliotecário, mestre em Direção e Gestão de Indústrias Culturais e Criativas, consultor independente e professor universitário no Chile e nos Estados Unidos. Avaliador internacional de projetos de bibliotecas, tem publicações e artigos em livros e revistas profissionais de vários países. Foi diretor do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile, presidente do programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, membro do Conselho do Livro e da Leitura do Chile e diretor fundador da Biblioteca de Santiago, a maior biblioteca pública do Chile. Participou do desenvolvimento de políticas e planos de leitura e livros no Chile e assessorou vários programas no Brasil, Argentina e Peru. 

Paulo Pina é graduado em Biblioteconomia, mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros e master em Gestão Cultural pela Universidade de Paris III Sorbonne Nouvelle. Atualmente é bibliotecário na Biblioteca Jenny Klabin Segall do Museu Lasar Segall e na Biblioteca do Goethe-Institut São Paulo, atuando nos temas de história do livro e do impresso, acervos bibliográficos especializados em arte, gerenciamento de bibliotecas digitais, entre outros. 

Sueli Ferreira é professora titular na USP no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bibliotecária, doutora e mestre em Ciências da Comunicação, foi diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP entre 2010 e 2014. Há quase três décadas, tem intensa atuação junto a movimentos associativos nacionais e internacionais, tendo ministrado palestras e workshops em regiões como América Latina e Caribe. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da International Federation of Library Associations (IFLA) e presidente da Comissão Brasileira de Direito Autoral e Acesso Aberto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.  

Pierre Ruprecht é administrador pela Fundação Getulio Vargas. Foi professor de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, atuou na área de multimeios e formação, foi coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e dirigente de planejamento em empresas e projetos na área cultural. Desde 2011 atua como diretor executivo da SP Leituras, organização social focada em leitura, bibliotecas, cultura e conhecimento. Como tal, encabeçou o projeto de instalação e operação da Biblioteca Parque Villa-Lobos, indicada como uma das três bibliotecas públicas do ano pela Feira do Livro de Londres e uma das cinco melhores bibliotecas públicas do mundo pela IFLA. Por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está à frente, também, das ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Biblioteca de São Paulo, uma das quatro bibliotecas do ano de 2018 pela Feira do Livro de Londres. 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
Acessibilidade: haverá tradução simultânea em LIBRAS.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.

Inscrições acesse aqui

30 DE MARÇO DE 2021
das 15 às 17 horas

 

 

Fonte: Sistema Estadual de  Bibliotecas Públicas de São Paulo