Varal de poesias e exposição sobre importância da preservação do acervo acontecem no SiB Santa Vitória do Palmar

Notícias Relacionadas

Para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o SiB Santa Vitória do Palmar conta com a exposição de um varal de poesias e ação de  sensibilização sobre a importância de preservação dos livros.

No varal de poesias foram selecionados textos de autoria de mulheres negras brasileiras. As autoras são:

- Stella do Patrocínio: sua obra retrata arbitrariedades vividas em um manicômio e a violência psiquiátrica. É um importante nome na luta antimanicomial.
- Carolina Maria de Jesus: catadora de papel, narra o seu cotidiano na favela do Canindé (SP) e apresenta reflexões sobre a desigualdade social brasileira.
- Cidinha da Silva: escreve sobre temas como raça, gênero, religiosidade e africanidades.
- Jarid Arraes: além de cordelista, dá destaque para mulheres negras que fizeram história no Brasil.
- Conceição Evaristo: fala das escrevivências das mulheres negras.
- Cristiane Sobral: sua poesia trata da posição da mulher na sociedade.

Além disso, estão expostos na biblioteca, livros que exemplificam a importância de ter cuidados com o acervo. Dentre os exemplos, estão livros que sofreram danos permanentes por mancha de café, páginas rasgadas, rabiscos de caneta, mancha de tinta, mofo, deformações no papel causados por umidade e grifos de marca-texto. O objetivo é a sensibilização sobre a importância de preservar o livro.
 
As exposições acontecem entre os dias 24 a 27 de outubro na Biblioteca Setorial do Campus Santa Vitória do Palmar. Prestigie!
 
 
 
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.
 
 

 

Galeria

Varal de poesias - Biblioteca do Campus Santa Vitória do Palmar

Varal de poesias - Biblioteca do Campus Santa Vitória do Palmar