Seminário de Extensão promove ações e apresenta trabalhos em áreas temáticas

Evento integra programação da Mostra da Produção Universitária, em outubro

banner com fundo azul, ao centro ilustrado símbolo repost setas

Notícias Relacionadas

Um espaço para divulgar, promover e acompanhar as ações de extensão e apresentar trabalhos nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Assim é o 25º Seminário de Extensão, que integra os eventos da programação da 21ª Mostra da Produção Universitária.

"A MPU é um evento voltado exclusivamente para que os estudantes apresentem os seus trabalhos e participações em projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, e agora também de inovação tecnológica. O Seminário de Extensão nasceu com esse intuito, de criar um espaço de divulgação das ações de extensão e, ao mesmo tempo, de ser esse espaço de experimentar", analisa o diretor de Extensão da FURG, André Lemes. "Só a partir daí já temos a importância desse evento, de ser esse lugar onde podemos fazer uma prestação de contas daquilo que produzimos em extensão na FURG, e de ser esse espaço de aprendizagem para os nossos estudantes. Ele é também um um espaço de interlocução entre os diferentes projetos, as diferentes áreas do conhecimento e e as diferentes produções a partir da extensão universitária", completa.

As inscrições para apresentadores de trabalhos podem ser feitas até o dia 25 de julho de 2022, no site da MPU. No ano passado, mais de 150 trabalhos foram inscritos e apresentados no Seminário. Este ano, com a retomada das atividades presenciais dos projetos de extensão, a expectativa é que esse número possa ser superado. "Há um movimento muito forte em curso em torno da extensão universitária, e eu tenho certeza de que isso terá um impacto extremamente positivo na formação dos nossos estudantes", prevê Lemes.

Metodologia e troca de experiências
A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na Região Sul gaúcha, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Em sua 21ª edição, a mostra traz como tema “Educar em tempo de (in)certezas: transgredir, ousar, esperançar”. O evento será realizado de modo remoto entre os dias 19 e 21 de outubro, com apresentação de trabalhos online e síncronos, abertura e encerramento de forma presencial e oficinas nas duas modalidades, presenciais e online.

 

 

 

Fonte: Repost FURG