Museu digital traz 482 mil itens

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares

Notícias Relacionadas

O Museu do Louvre vem fazendo grande sucesso on-line. O museu mais famoso da França e um dos mais visitados do mundo, conta com um site mais moderno. O Banco de dados da coleção do Louvre consiste em mais de 480.000 obras de arte que fazem parte das coleções, registrados nos inventários dos 8 departamentos de curadoria do museu (Antiguidades do Oriente Próximo; Antiguidades egípcias; Antiguidades gregas, etruscas e romanas; Islâmica Arte; pinturas; escultura medieval, renascentista e moderna; gravuras e desenhos; artes decorativas medievais, renascentistas e modernas).

A base de dados das Coleções também inclui as chamadas obras 'MNR' (Musées Nationaux Récupération ou National Museums Recovery), recuperadas após a Segunda Guerra Mundial , recuperadas pelo Office des Biens et Intérêts Privés e aguardando devolução aos legítimos proprietários. Uma lista de todas as obras do MNR conservadas no Museu do Louvre está disponível  em um álbum dedicado  e também pode ser consultada no banco de dados Rose Valland do Ministério da Cultura da França . 

Por último, a base de dados das Coleções do Louvre inclui informações sobre obras emprestadas a longo prazo de outras instituições francesas ou estrangeiras , como a Bibliothèque Nationale de France, o Musée des Arts Décoratifs, o Petit Palais, o Fonds National d'Art Contemporain, o Museu Britânico e o museu arqueológico de Heraklion. 

As obras são apresentadas na base de dados das Coleções independentemente da sua localização atual: em exibição no Museu do Louvre ou no Museu Delacroix, visível nos jardins, por empréstimo de longo prazo na França ou no exterior, em depósito, etc. Informações sobre a localização está incluído em cada entrada. 

O site de coleções do Louvre oferece várias ferramentas de pesquisa : mecanismo de pesquisa de texto completo; formulário de pesquisa avançada; recursos que filtram os resultados da pesquisa de acordo com a data de criação, coleção à qual a obra pertence, onde a obra está localizada, categoria da obra, artista / criador; álbuns temáticos; e um mapa interativo para encontrar as obras em exibição no museu. Os resultados da pesquisa também podem ser exportados como um arquivo simples (CSV). Cada entrada tem seu próprio URL com base no protocolo de identificação ARK para garantir exclusividade e durabilidade. O link permanente está localizado na parte inferior de cada entrada. O site permite que os usuários baixem textos sobre a arte em formato JSON . 

Acesse aqui e confira

 

 

 

Fonte:  Louvre