Lygia Fagundes Telles - escritora modernista morreu de causas naturais aos 98 anos nesse domingo (3)

foto da capa do livro da autora  Lygia, representado em parte por arranjos de flores coloridas, predominando uma flor azul

Notícias Relacionadas

Lygia Fagundes Telles, escritora modernista, deixou uma "gigantesca e exuberante obra" para a literatura brasileira.

Entre as obras da paulistana, destacam-se:

As Meninas (1973)

Autora de uma obra de estilo elegante, ecos machadianos e um permanente estado de espírito que permite manipular a escrita com firmeza e serenidade, Lygia sempre ofereceu ao leitor a oportunidade de pensar sobre suas existências. E seus personagens, especialmente os femininos, exibiram a pluralidade das vozes das mulheres, tornando-se símbolo da luta contra a hipocrisia da sociedade.

A escritora Lygia Fagundes Telles descobriu a força que seus personagens exerciam sobre os leitores quando publicou a seleção Meus Contos Preferidos, lançada em 2004.

Muitos de seus livros se tornaram clássicos, como o romance As Meninas, de 1973, obra inspiradora, pois reflete o impasse de jovens que viveram numa época obscura. 

Nos contos, Lygia também exibia um talento único, como comprovam Antes do Baile Verde (1970), Seminário dos Ratos (1977), A Estrutura da Bolha de Sabão (1978), A Disciplina do Amor (1980), Mistérios (1981), A Noite Escura e Mais Eu (1998) e Invenção e Memória (2000). O que os torna tão intensos é a busca da escritora, a partir de seus personagens, das respostas que dão sentido à vida e que permitem às pessoas descobrir a melhor forma de interagir com o mundo externo. Lygia também cria seres que não se livram da memória, vivendo imersos na temporalidade.

Em 1985, ela foi eleita para ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras, iniciando uma fase de reconhecimento internacional, como se consagrando Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (1987) e, principalmente, com o recebimento, em 2005, do Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, pelo conjunto da obra.

 

Confira outros títulos da escritora disponíveis para empréstimo no sistema  ARGO

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Academia Brasileira de Letras