Live Ibict - Infraestruturas de dados para pesquisas na emergência da Covid-19: desafios à abertura e ao compartilhamento

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares

Notícias Relacionadas

Hoje (20) será apresentado o tema "Infraestruturas de dados para pesquisas na emergência da Covid-19: desafios à abertura e ao compartilhamento". A live é uma realização do Ibict, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Será emitido certificado para aqueles que acompanharem a live ao vivo, às 16h.

A live debaterá resultados de uma pesquisa de pós-doutorado sobre os novos requisitos às infraestruturas de dados para pesquisa em relação a situações de emergência internacional em saúde pública, particularmente a COVID-19. Serão propostas reflexões sobre os desafios para gestão, compartilhamento e abertura de dados, no contexto da Ciência Aberta, considerando novas agendas trazidas por uma Internet de dados e a ampliação do conceito de repositórios, a partir dos princípios FAIR (em inglês: Findable, Accessible, Interoperable e Reusable; em português: Achável, Acessível, Interoperável e Reutilizável).

A QuartaàsQuatro contará com a mediação da pesquisadora Sarita Albagli, que é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict; e apresentações de Vanessa Jorge (Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz), que fez seu estágio pós-doutoral no PPGCI/Ibict/UFRJ; de Luis Fernando Sayão (professor do PPGCI/Ibict/UFRJ); e de Luana Sales (professora do PPGCI/Ibict/UFRJ).

Confira o currículo resumido dos palestrantes da live:

Sarita Albagli
Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professora do PPGCI/Ibict/UFRJ desde 1995. Pesquisadora 1B do CNPq. Coordenadora do Laboratório e Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab). Atua na área de Ciência da Informação, nos temas: Ciência Aberta e inovação cidadã; Ciência Cidadã, justiça cognitiva e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; informação, conhecimento e desenvolvimento local.

Vanessa de Arruda Jorge
Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio PPGCI/Ibict/UFRJ e graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, é Coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, atuando na coordenação do Fórum de Editores Científicos, do Fórum de Ciência Aberta e Fórum de Preservação Digital da Fiocruz. É coordenadora executiva do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e do Portal de Periódicos Fiocruz. Pesquisadora do grupo de pesquisa CindaLab.

Luana Farias Sales Marques
Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/Ibict/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/Ibict (2004-2006) e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade Pq2. Atuou como Analista em C&T da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional entre 2019 e 2021 e atuou como editora científica da Revista Acervo no mesmo período. Atualmente é analista em C&T do Ibict, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict-UFRJ e Coordenadora-Geral da Rede de Implementação do GO FAIR Brasil.

Luis Fernando Sayão
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado e doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/Ibict/UFRJ. É bolsista de produtividade do CNPq. Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear. Atualmente é líder do grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento Nuclear; coordenador do projeto de desenvolvimento tecnológico Infraestrutura de Apoio à Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear; representante alternativo do Brasil no INIS (AIEA/ONU); membro do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ; representante da CNEN na OGP/compromisso 4 (Open Government Partrneship); professor permanente do PPGCI/Ibict/UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Clique aqui para programar o lembrete da live (redirecionamento para o canal do Ibict no Youtube.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ibict