Live - com o tema: Periódicos Predatórios

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares

Notícias Relacionadas

Publicações ditas acadêmicas e que não seguem padrões sérios de avaliação dos artigos submetidos, como a revisão por pares, e normalmente pagas, são conhecidas como revistas ou periódicos predatórios. As consequências podem ir desde a falta de credibilidade da publicação, necessidade de pagamento de taxas para retratação, violação de direitos autorais, falta de indexação em bases de dados confiáveis até prejuízos à imagem dos autores. Com o objetivo de discutir este cenário, a Associação Bibliotecária do Paraná convidou a doutora Paula Carina de Araújo, da Universidade Federal do Paraná.

A live ocorrerá no dia 15/07/2021, às 19:30, com o tema “Periódicos predatórios”. O canal está disponível no Youtube. 

Para os interessados, serão emitidos certificados com o valor de R$ 10,00 (dez reais), que poderá ser pago com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Para associados em dia com a Associação Bibliotecária do Paraná, a Associação Catarinense de Bibliotecários e a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários o certificado será gratuito.

As inscrições poderão ser feitas aqui.

Aqueles que não quiserem/necessitarem certificado, não precisam inscrever-se.

Sobre a palestrante:

Paula Carina de Araújo é docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Bolsista Fulbright/CAPES do Programa Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes na The Information School - University of Washington (UW) nos Estados Unidos, sob supervisão do Prof. Joseph Tennis (2016-2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também atua como professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: comunicação e produção científica, ciência aberta, organização do conhecimento, epistemologia da organização do conhecimento, serviço de referência e informação.

 

 

 

 

 

 

Fonte: CRB10