Bibliotecas do SiB fechadas nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de julho - Paralisação dos TAEs
Alteração no horário de funcionamento da Biblioteca Setorial de São Lourenço do Sul
Biblioteca Central da FURG recebe exposição de obras da Professora Aimée Bolaños
Publicações ditas acadêmicas e que não seguem padrões sérios de avaliação dos artigos submetidos, como a revisão por pares, e normalmente pagas, são conhecidas como revistas ou periódicos predatórios. As consequências podem ir desde a falta de credibilidade da publicação, necessidade de pagamento de taxas para retratação, violação de direitos autorais, falta de indexação em bases de dados confiáveis até prejuízos à imagem dos autores. Com o objetivo de discutir este cenário, a Associação Bibliotecária do Paraná convidou a doutora Paula Carina de Araújo, da Universidade Federal do Paraná.
A live ocorrerá no dia 15/07/2021, às 19:30, com o tema “Periódicos predatórios”. O canal está disponível no Youtube.
Para os interessados, serão emitidos certificados com o valor de R$ 10,00 (dez reais), que poderá ser pago com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Para associados em dia com a Associação Bibliotecária do Paraná, a Associação Catarinense de Bibliotecários e a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários o certificado será gratuito.
As inscrições poderão ser feitas aqui.
Aqueles que não quiserem/necessitarem certificado, não precisam inscrever-se.
Sobre a palestrante:
Paula Carina de Araújo é docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como Editora Associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Bolsista Fulbright/CAPES do Programa Estágio de Doutorando nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes na The Information School - University of Washington (UW) nos Estados Unidos, sob supervisão do Prof. Joseph Tennis (2016-2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também atua como professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: comunicação e produção científica, ciência aberta, organização do conhecimento, epistemologia da organização do conhecimento, serviço de referência e informação.
Fonte: CRB10