Live - 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Fiocruz 2021

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares
Fiocruz na SNCT: dezoito anos de história
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anualmente, desde 2004. O evento acontece no mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, entre outras instituições. O objetivo da SNCT é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para iniciativas científico-tecnológicas por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade.
 
A Fiocruz participa da Semana Nacional desde a sua criação, sempre buscando essa mobilização junto às comunidades parceiras das diferentes sedes da instituição. "A SNCT existe para isso, para irmos ao encontro da população, para falar de ciência e tecnologia com todos, para todos", lembra Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.
 
Como programação da SNCT ao longo dos anos, a Fiocruz já contou com atividades das mais diversas, desde exposições a peças de teatro, de feiras de ciência a rodas de conversa. Em 2015, por exemplo, foi realizada a exposição "Vias do Coração" na Fiocruz Brasília em um formato compacto e acessível, inspirada em modelos de museus internacionais, que trazia conteúdo associado a jogos eletrônicos e outras atrações. Em 2017, o Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia – organizou oficinas com professores de Ciências para jovens do ensino médio e técnico sobre a temática "A Matemática está em tudo!", tema da SNCT naquele ano.
 
 
SNCT em tempos de pandemia
A última edição da Semana foi marcada pelas demandas da pandemia de Covid-19, o que ocasionou a produção de um evento totalmente on-line pela primeira vez. A programação ressaltou atividades relacionadas ao tema "Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira", porém, várias ações foram pautadas pela própria pandemia. Ou seja, na SNCT 2020 da Fiocruz, tivemos tanto debates sobre robótica como orientações sobre a Covid-19.
 
Para 2021, o formato virtual vai ser mantido e o evento será realizado durante o mês de outubro. O tema nacional da edição é "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", justamente, levando em consideração o momento atual de enfrentamento à pandemia. Assim, a programação irá destacar a importância da transversalidade entre as áreas científicas no enfrentamento à Covid-19, na produção e distribuição de vacinas e na preservação do ambiente e promoção da saúde. Pretende-se, com isso, mostrar a necessidade de um diálogo amplo e diverso para a superação da pandemia.
 
 
  • Na programação do dia 06 de Outubro terá a Live "Superbactérias, Animais e Ambiente: o que tudo isso tem a ver?", com participação da Andrea von Groll, professora de Microbiologia e Biologia Molecular da FAMED / FURG. 

 

Texto: Vanessa Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Repost Fiocruz