Grupo de estudos da UFSCar lança guias para preparação de currículos e processos seletivos

Materiais dão dicas para preparar melhores currículos e sobre comportamento em seleções

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro símbolo da repostagem em preto: setas circulares

Um grupo de estudos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu dois guias para auxiliar as pessoas na elaboração de currículos mais eficientes e na vivência de processos seletivos online. As cartilhas estão disponíveis para acesso gratuito no Repositório Institucional (RI) da universidade.

As cartilhas "Como preparar currículo e vídeo currículo" e "Como se preparar para processos seletivos na transformação digital" partem do conceito de "fit cultural" - o alinhamento entre expectativas profissionais e empresariais, para envolvimento no trabalho e busca por resultados significativos - com o objetivo de ajudar universitários e profissionais a encontrarem as oportunidades mais adequadas a cada perfil e a conquistar as vagas pretendidas, a partir de uma apresentação curricular atrativa e de um bom desempenho nos processos seletivos.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Administração (DAdm-So), Cristina Lourenço Ubeda, atualmente, estar preparado para participar de processos seletivos online é fundamental para os universitários, diante dos imperativos de segurança e saúde neste cenário de pandemia.

"Para a comunidade da UFSCar, vale ressaltar também a não recomendação de estágios presenciais, exceto em áreas essenciais e da Saúde, conforme Resolução do Conselho de Graduação [nº 363, de 31 de março de 2021]. Nesse sentido, os materiais são ferramentas que oferecem orientações importantes para atuação no mercado de trabalho", destaca ela. 

Os guias têm linguagem objetiva e clara, com dicas práticas e rápidas tanto para a criação de currículo, inclusive no formato de vídeos, como sobre a melhor forma de se comportar em processos seletivos online. Os materiais apresentam desde que tipo de informação deve conter no currículo; o que e como destacar; e também o que não fazer; até dicas para um melhor desempenho nas dinâmicas e entrevistas de seleção.

"Com os materiais, procuramos evidenciar que estar preparado para as etapas dos processos seletivos possibilita ao profissional destacar suas competências e experiências profissionais, inclusive após uma possível contratação. Considerando ainda que muitas empresas já determinaram que continuarão com o home office, mesmo após o enfrentamento do coronavírus", conclui Ubeda.

A elaboração dos guias contou com a participação dos estudantes e egressos do curso de Administração da UFSCar-Sorocaba André Augusto Santos, Gabriela Rodrigues da Mota, Jennifer Rhayra Pires de Campos, Luiza Trabachini, Thiago Sansana de Sousa, Sérgio Everton Ferraz e Victor Gabriel Pedroso Lima, integrantes do Grupo de Estudos: Gestão Estratégica de Pessoas.

 

Fonte: Cidadeon