GEINFO/UFBA - 12ª edição do Diálogos Contemporâneos Pensamento ameríndio, Biblioteconomia e Ciência da Informação

Notícias Relacionadas

O Grupo de Pesquisa Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento – GEINFO/UFBA – tem o prazer de convidar para a 12ª edição do Diálogos Contemporâneos, cujo tema abordado será o Pensamento ameríndio, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Terá como palestrantes Vinícios Menezes, PPGCI IBICT/FRJ e seus convidados, Marcia Kambeba (UEA e UFPA) e Thulio Gomes (UFF).

O pensamento indígena atravessa radicalmente os diálogos contemporâneos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação (BCI). Sob a fala dos saberes tradicionais e das expressões da Biblioteconomia Indígena, da Organização do Conhecimento Indígena e da Filosofia Informe da Informação, esta edição coloca em cena as possibilidades dialógicas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação com o pensamento indígena das Américas.

Informacionalmente invisibilizados pelos processos coloniais de estabelecimento do ser, do saber e do poder, os povos originários de Abya Yala (América) foram classificados como seres informes (informis) e expropriados dos seus modos coletivos de autodeterminação e produção dos sentidos de seus próprios sentidos.

Deste modo, gravitada pelos olhos transformados do pensamento ameríndio, esta edição dos Diálogos Contemporâneos busca nas desconstruções do passado e suas ruínas, a vivacidade de um amanhã que veio ontem. Reencontrar a "gente dentro" dos objetos informacionais, documentais e bibliográficos é a encruzilhada deste encontro. Tornar os classificados classificadores é a torção contemporânea desses diálogos.

 

Acesse aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CBBU