Bibliotecas do SiB fechadas nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de julho - Paralisação dos TAEs
Alteração no horário de funcionamento da Biblioteca Setorial de São Lourenço do Sul
Biblioteca Central da FURG recebe exposição de obras da Professora Aimée Bolaños
Líder do grupo O Teatro Mágico apresenta o tema "FURG: Educação, Arte e Cidadania" com transmissão pelo YouTube
Desde sempre um dos momentos mais aguardados na programação da Acolhida Cidadã da FURG, a Aula Inaugural este ano está especial. O convidado é o multiartista Fernando Anitelli, líder e fundador da banda O Teatro Mágico, que participa de um encontro virtual hoje dia 6, a partir das 19h30.
Com o título "FURG: Educação, Arte e Cidadania", o evento poderá ser acessado neste link. Será uma conversa sobre cultura, contexto e resistências, onde o artista falará de sua carreira, voltando o olhar aos tempos, dias e inquietações atuais. Em seguida, haverá um momento musical.
Para o reitor Danilo Giroldo, que abrirá a Aula Inagural junto ao vice-reitor Renato Dias, a trajetória artística de Anitelli e do seu grupo se alinham à temática escolhida este ano. "Será importante que os calouros e calouras conheçam a organização estrutural da universidade, mas principalmente passem a vivenciar a FURG em sua plenitude - por isso a temática dessa aula", observa o reitor. "É uma oportunidade para que todos e todas - inclusive a quem já está na FURG - possam também se integrar à vivência universitária e a formação ampliada que uma universidade proporciona para além da formação acadêmica, contribuindo para a construção da cidadania", completa o professor Giroldo.
O paulista Fernando Anitelli, natural de Presidente Prudente, brincava na pré-adolescência com arranjos e melodias. Formou a primeira banda ao entrar na faculdade de Comunicação Social, a Madalena 19, que considera sua primeira fase de amadurecimento musical. Foram quase dez anos de ensaios e apresentações de pequeno porte, mesclados à experiência como ator, trabalhando com diretores como Oswaldo Montenegro, Ismael Araújo e Caio Andrade.
A criação da trupe O Teatro Mágico se deu em 2003. O projeto é inspirado no livro "O Lobo da Estepe", do escritor alemão Hermann Hesse, de onde também originou-se o nome do primeiro álbum, Entrada Para Raros, lançado em dezembro daquele ano. Com integrantes maquiados e vestidos de palhaço, a banda reúne elementos do circo, teatro, poesia, literatura, política e do cancioneiro popular. A discografia seguiu com mais quatro discos de estúdio e outros três álbuns gravados ao vivo. Em 2011, Anitelli lançou seu primeiro trabalho musical solo, As Claves da Gaveta, que reúne antigas composições próprias.
Acolhida e integração
A Acolhida Cidadã ocorre no início de cada semestre letivo, conforme previsto no Calendário Universitário, e é organizada pela Prae em parceria com unidades acadêmicas e administrativas. Mais uma vez, o formato online foi decidido obedecendo o período emergencial adotado pela universidade com a chegada da pandemia da Covid-19.
O programa foi criado em 2010, com o objetivo de recepcionar e integrar os novos estudantes à comunidade universitária por meio de ações solidárias, afetuosas e respeitosas à dignidade, com incentivo às práticas de cidadania e responsabilidade social.
Fonte: Repost FURG