Dicas de aplicativos para leitura de e-books no celular

Banner com fundo azul claro e detalhes com linhas laterais em branco. Ao centro, o desenho de um livro aberto com lupa em preto.

Notícias Relacionadas

O SiB preparou uma lista com aplicativos de leitura de e-books que podem te ajudar a manter a leitura em dia nesse verão.

 

1. Universo – Disponível para Android e iOS

Lançado recentemente no Brasil, o Universo é uma rede social para amantes de leitura. Foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e trazer títulos com insights dos escritores. Também oferece a publicação de textos e seu compartilhamento durante todo o processo de criação por qualquer usuário. Na prática, a plataforma permite contar uma história por meio de fotografias, quadrinhos, receitas culinárias com tradições de famílias ou uma novela com capítulos revelados semanalmente. O app contém ainda um destaque, que é o Top Ranking – uma lista dos conteúdos mais acessados pelos usuários.

2. Amazon Kindle – Disponível para Android e iOS

O Kindle é um dos aplicativos de leitura mais conhecidos do mercado. O programa para Android e iOS oferece uma grande variedade de formatos, como livros, revistas, quadrinhos e jornais. A interface é fácil de usar e organizar e você não precisa ter um aparelho da marca para usar. Há tanto opções de publicações gratuitas como pagas. Basta navegar para escolher seu livro.

3. Wattpad – Disponível para Android e iOS

O Wattpad funciona como uma comunidade de leitores e escritores. Pelo app, que está disponível para Android e iPhone (iOS), usuários podem publicar histórias autorais e ler ebooks gratuitamente, e ainda é possível avaliar os textos e deixar comentários para os autores dos títulos. O leitor, por sua vez, é muito completo, com recursos para marcação de texto, compartilhamento de conteúdo e atenção especial à função para descoberta de novas obras. A plataforma, embora seja gratuita, também oferece um plano pago, que dá acesso a algumas funções extras, como leitura sem anúncios e modo offline.

 

4. Kobo Books – Disponível para Android e iOS

O Kobo possui fácil navegação e está disponível para Android e iPhone (iOS). O app reúne uma série de e-books e audiolivros gratuitos, mas também mantém uma loja para você comprar títulos pagos. Para usar o app, é necessário realizar um cadastro rápido na plataforma, que pode ser feito com as informações de login da sua conta Google. Este aplicativo conta com o recurso de salvar o progresso de sua leitura, além de opções para mudar as fontes e a cor de fundo das páginas. Também tem funcionalidades sociais. Por meio dele é possível se conectar com outros usuários para obter recomendações, sugestões, compartilhar citações e discutir livros. Ainda apresenta ferramentas de tradução, dicionário e até mesmo pesquisas de termos utilizados em um livro.

5. Ebook Reader – Disponível para Android e iOS

Dentre as funcionalidades deste aplicativo estão marcador de página e funções avançadas de organização para encontrar seus ebooks mais facilmente. Além disso, permite ler qualquer livro digital salvo na memória do seu dispositivo, desde que seja compatível com o programa. Quem o utiliza apenas como app de livro grátis poderá baixar clássicos da literatura mundial sem nenhum custo.

6. Livroh - Disponível para Android e iOS

O Livroh reúne uma biblioteca com mais de 500 livros e audiolivros gratuitos, além de títulos pagos disponíveis para assinantes do plano premium do serviço. Pelo app, usuários podem fazer o download dos títulos para ler os livros offline sem consumir a Internet do celular. O Livroh ainda salva o progresso de leitura quando o usuário retorna ao app. Desse modo, não é necessário fazer marcações nas páginas para não se perder. Para acessar o plano grátis, não é necessário se cadastrar no aplicativo. Na página inicial, você pode conferir títulos em alta, além dos audiolivros mais ouvidos, livros que viraram filme e os títulos gratuitos. Os livros grátis podem ser acessados a qualquer momento, e usuários do plano gratuito também ler amostras de livros pagos.

7. Skeelo - Disponível para Android e iOS

A Skeelo conta com uma área gratuita e outra premium. A seção gratuita do app tem mais de 100 livros disponíveis, enquanto a premium oferece o adicional de um livro diferente por mês. Ao se cadastrar na plataforma, é possível ainda conferir se a sua operadora de telefonia oferece o plano de assinatura da Skeelo incluso no seu pacote. Para isso, você deve inserir os dados do seu número de telefone e CPF. Se a empresa for parceira do app, você tem acesso tanto à área grátis quanto à área premium do app. No serviço pago, você pode escolher um livro para ler por mês, se você quiser desbloquear mais um livro por mês, pode assinar o plano Plus.

8. Leafster - Disponível para Android

O Leafster está disponível apenas para dispositivos Android e é integrado ao Google Play Livros, permite pesquisar por livros do Google Books e baixar os títulos no celular. Não é preciso se cadastrar na plataforma para pesquisar pelos títulos e você pode buscar livros de domínio público ou títulos pagos para comprar o ebook no Google Play Livros.  Sua interface é bastante intuitiva e você pode checar se o título está disponível para ler ou comprar.

 

Fontes:
5 apps para ler livros grátis no celular - Techtudo
5 aplicativos de leitura que você deveria conhecer - Diário do Grande ABC