Curiosidades sobre livros: cheiro de livro antigo

Você sabe o porquê daquele cheiro característico quando a gente entra em um sebo ou biblioteca?

Imagem com fundo cinza. Na parte superior, em letras pretas, lê-se "Cheiro de livro antigo" e logo abaixo, em letras na cor laranja, "Curiosidade sobre livros". Logo abaixo do texto, a imagem de 5 livros antigos empilhados.
 
Sabe aquele cheiro característico quando a gente entra em um sebo ou biblioteca?
Isso acontece devido ao envelhecimento do papel, é um processo natural e não necessariamente o cheiro de livro antigo é cheiro de mofo.
 
Como diria Emicida...
 
"A folha amarela, [...] envelhece
É a vida, acontece com pessoa e documento" 
(Emicida - É tudo pra ontem)
 
 
É o processo de envelhecimento do papel que dá a ele um cheiro característico. Interferem nesse processo: luz, calor e umidade.
 
O papel é fabricado a partir de madeira ou fibras de algodão. Os seus principais componentes são: celulose e lignina. A degradação da lignina e da celulose, assim como de outros componentes, libera compostos orgânicos voláteis. Os aromas mais comuns são de baunilha, amêndoa ou flores.
 
A lignina também confere a coloração amarelada ao papel antigo.
 
Para saber mais, assista o vídeo Why do old books smell so good?.
 
 
Referências:
CAMARA, Ana Gabrielle do Nascimento. O que é responsável pelo cheiro de livros velhos? 2018. Disponível em: http://www.petquimica.ufc.br/o-que-e-responsavel-pelo-cheiro-de-livros-velhos/. Acesso em: 25 ago. 2022.

DANUTA, Cristina. Porque é que o cheiro dos livros velhos é tão agradável? 2016. Disponível em: https://www.livrosepessoas.com/2016/05/18/porque-e-que-o-cheiro-dos-livros-velhos-e-tao-agradavel/. Acesso em: 25 ago. 2022.

WHY do old books smell so good?. [S.L.]: Scishow, 2016. (141 min.), son., color. Hospedado por: Michael Aranda. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=olLi1guxvkI. Acesso em: 25 ago. 2022.