Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz promove seminário “Algoritmos e mídias sociais"

banner com fundo azul claro, ao centro ilustração de um megafone

Notícias Relacionadas

O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Bezerra, será um dos convidados do seminário “Algoritmos e mídias sociais”, promovido pelo Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. O tema abordado será a informação em saúde, veiculada nas mídias sociais, suas potencialidades e desafios e o mundo obscuro da “deep fake”, que joga a favor da desinformação e contra o letramento digital.

O evento acontece na sexta-feira (18/02) e será transmitido, ao vivo, das 14h às 15h30, pelo canal Video Saúde no Youtube, onde ficará gravado. O seminário terá como debatedor o pesquisador do ITC Rio, Fabro Steibel. Na ocasião, o professor Arthur Bezerra irá explicar como as redes sociais são plataformas potencialmente úteis para a divulgação científica e, também, como os algoritmos, que filtram a informação nas plataformas digitais, têm contribuído para o aumento do negacionismo científico e da circulação de notícias falsas, o que causa grandes prejuízos para a saúde pública.

“Por isso, o fenômeno da desinformação, precisa ser melhor compreendido, em suas bases tecnológicas, políticas e econômicas, a fim de que possamos orientar ações que contribuam para um ambiente informacional mais saudável e confiável para a sociedade”, frisou Arthur Bezerra.

O pesquisador do ITC Rio, Fabro Steibel, irá falar sobre o Deep fake, as fake news e o letramento digital. Outro assunto abordado por Steibel, no seminário, será como a pandemia acelerou o processo de letramento digital, de forma que hoje menos pessoas que acreditam em desinformação, ao mesmo que tempo em que mais desinformação circula.

 

 

Banner promocional QRcod canto inferior direito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assista no Canal da Videosaúde no Youtube

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ibict