Biblioteca Central neste mês de outubro dá destaque ao Outubro Rosa.

Notícias Relacionadas

Imagem fundo marrom com uma moça de vestido rosa com flores na barra e borboletas voando.

A Biblioteca Central neste mês de outubro dá destaque ao Outubro Rosa.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações. O lema deste ano é "Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?".

Segundo o Instituto, é o câncer mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2020 foram 17.825 mortes e estima-se que em 2022, serão aproximadamente 66.280 novos casos.  Além disso, uma dúvida constante: Só as mulheres têm câncer de mama? Não, os homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

Para maiores informações, o Instituto Nacional de Câncer lançou uma cartilha para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama - clique aqui.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.