Biblioteca Central indica 6 filmes para refletir sobre a importância do Setembro Amarelo

Imagem fundo amarelo escrito com cor preta Setembro amarelo
  

A Biblioteca Central, neste último dia do mês de setembro, indica 6 filmes para você refletir sobre a importância do Setembro Amarelo.

"O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade" (Associação Brasileira de Psiquiatria, 2022).

Confira a lista dos filmes:

 

Imagem do filme com fundo de água e uma mulher ao centro flutuando sobre a água.

 

Elena (2012): Petra Costa busca sua irmã mais velha, Elena, que se mudou para Nova York para realizar o sonho de ser atriz. Vinte anos depois, Petra embarca para o mesmo destino com o objetivo de refazer os passos irmã. Para isso, ela conta com cartas, diários e filmes caseiros. O documentário, narrado em primeira pessoa pela própria Petra Costa, se revela uma narrativa sobre memória e suicídio. 

 

Capa livro com fundo verde, imagem de três jovens, sendo uma moça ao centro e com as letras na cor preta escrito As vantagens de ser invisível.

 

As vantagens de ser invisível (2012): Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si… até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele. O roteiro de “As Vantagens de Ser Invisível”, baseado no livro homônimo escrito pelo próprio diretor do filme, Stephen Chbosky, apresenta narrativa equilibrada, excluindo toda e qualquer possibilidade de melodrama e ou clichê.

 

Esta história, também, está disponível no nosso acervo em formato impresso.

 

imagem de uma piscina, ao fundo arquibancadas na cor azul e mais a frente pessoas dentro da piscina.

 

Um Banho de Vida (2018): Aos quarenta anos, Bertrand (Mathieu Amalric), sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro onde vive. Lá, ele conhece outros homens com histórias parecidas com a sua.

 

imagem do filme com fundo na cor roxa e 5 personagens do filme, sendo a principal com um vestido verde e cabelo azul.

 

Divertida Mente (2015): Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

 

Imagem com um fundo de árvores e a frente um homem de calça jeans e camisa sentado em um degrau segurando um urso de pelúcia na cor marrom.

 

Um novo Despertar (2010): Walter Black (Mel Gibson) é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa Meredith (Jodie Foster) e dos filhos Porter (Anton Yelchin) e Henry (Riley Thomas Stewart). Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida Walter tenta o suicídio, mas fracassa. A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar através do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas aos poucos ele passa a sofrer um conflito de identidades.

 

 

Imagem com um quadro ao fundo de um casal e uma criança de colo e a frente um casal conversando. A mulher está de cabelo preso e uma blusa preta e o homem com uma blusa branca contendo o número 10 no ombro

 

O lado bom da Vida (2012): Após passar um tempo internado em uma clínica psiquiátrica, Pat (Bradley Cooper) avolta a morar com os pais e recomeça sua vida. Por meio de amigos, ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), que promete  lhe ajuda na tarefa de reconquistar sua ex-mulher, mas as coisas acabam seguindo outro rumo.

Esta história, também, está disponível no nosso acervo em formato impresso.

 Aproveite o final de semana para ver um bom filme e refletir sobre o tema.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.