Acontece hoje oficina Visualização de dados públicos: case Visão, ofertada pelo Ibict

Banner com fundo azul detalhes linhas laterais em branco. Ao centro um livro aberto com lupas em preto: setas circulares

Notícias Relacionadas

Hoje  dia 9 de março, das 9h às 11h30 (horário de Brasília), acontece a oficina Visualização de dados públicos: case Visão, ofertado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), como parte da programação da Semana do Bibliotecário, promovida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-13).

Com foco na apresentação do Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações (Visão), criado pelo Ibict para a visualização de dados abertos, a oficina busca contextualizar os conceitos associados ao sistema e abordar o trabalho do profissional da informação de forma mais próxima ao universo dos dados.

Além disso, as pesquisadoras Joyce Viana, Larissa Araújo, Nathaly Leite e Tainá Regly vão demonstrar o processo de realização de cadastro, a criação de indicadores e camadas e a criação de visões do ambiente.

O evento será transmitido no canal do YouTube do CRB-13 e, para participar, é necessário realizar inscrição prévia neste link

VISÃO

Livre e gratuito, o Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (Visão) é uma solução proposta pelo Ibict para permitir a disponibilização e uso de dados abertos de forma interativa com objetivo de utilizar a visualização de dados como uma forma de apoio à tomada de decisão e à elaboração de políticas públicas.

Desenvolvido em código aberto, o sistema pode ser usado, instalado, analisado e aprimorado pela comunidade sem restrições e custos. O sistema permite que o usuário compartilhe as visões criadas, transforme seus conjuntos de dados em indicadores, apresente seus dados de maneira dinâmica e permite explorar visualizações institucionais públicas.

SOBRE AS PARTICIPANTES

Joyce Mirella dos Anjos Viana é pesquisadora no Ibict e atua na consolidação de aspectos relacionados à visualização e ciência de dados com foco nos dados públicos oficiais. Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão e Fundadora e CEO do canal Biblio Fora da Caixa.

Larissa de Araújo Alves é bacharela em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB), Bibliotecária CRB1. Atualmente, é mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINFUnB), na linha de pesquisa de comunicação e mediação da informação. Atua como pesquisadora no Ibict, na Coordenação-Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI). 

Nathaly Cristine Leite Rocha é mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e atua há 3 anos como pesquisadora no Ibict. Participa da equipe desenvolvedora do sistema Visão, na qual é responsável pelos insumos informacionais da ferramenta, além de realizar pesquisa e aplicação de metodologias ágeis de desenvolvimento no projeto.

Tainá Regly é doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e mestre pelo mesmo programa (2021). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (2018), atualmente é Assistente de Pesquisa no Ibict e atua nos grupos de pesquisa BRIET - Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologia e LEI - Laboratório de Ecossistemas Informacionais, dentre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ibict