Bibliotecas do SiB fechadas nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de julho - Paralisação dos TAEs
Alteração no horário de funcionamento da Biblioteca Setorial de São Lourenço do Sul
Biblioteca Central da FURG recebe exposição de obras da Professora Aimée Bolaños
Situada no coração do balneário Cassino, a praça Didio Duhá ganha um novo colorido neste outono para, mais uma vez, sediar a principal atração cultural e literária da região.
Até o dia 15 deste mês, a 48ª Feira do Livro da FURG reúne no espaço 16 bancas de livreiros e editoras, sessões de autógrafos, concursos literários, shows musicais, espetáculos teatrais e de dança, oficinas, exposições, saraus e mateada, além das atrações já conhecidas do grande público, como a Rua das Crianças.
O tema desta edição é "Miradas de um Pampa Sul-americano". A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, 4, às 20h30, na Arena Cultural, com as presenças do reitor Danilo Giroldo, do vice-reitor Renato Duro Dias e de outras autoridades. A 48ª Feira do Livro tem como patrono o poeta e fotógrafo Sérgio Carvalho Pereira.
O primeiro lançamento literário acontece já em meio à cerimônia, com a apresentação pública do livro "Narrativas de Vida: Pensando a Universidade Federal do Rio Grande". Organizada pelas professoras Aimée Bolaños, Adriana Senna e Eliana Tavares, a obra foi idealizada no contexto das comemorações ao cinquentenário da FURG, e busca pensar a universidade por meio de narrativas de vida. A noite de estreia será encerrada com a apresentação ao vivo da banda Rossini.
Entre as atrações selecionadas para os próximos dias, estão apresentações musicais com Luiz Marenco, Lucio Yanel, Paola Kirst e Pedro Borghetti e a Big Band da FURG, além de uma entrevista aberta com as ativistas indígenas Telma Taurepang e Shirley Krenak.
Ajustes no formato
Inicialmente marcada para ocorrer durante o verão, a Feira foi adiada devido ao aumento, em fevereiro, do número de casos de Covid-19 no município e também no Estado do Rio Grande do Sul.
A mudança de calendário permitiu à comissão organizadora fazer ajustes no formato da programação. Entre as novidades neste ano, com a realização excepcional que coincide com o período letivo da criançada, estará a visitação de alunos de escolas das redes pública e privada. Entre os dias 9 e 13 de maio, a Feira irá acolher, das 15h às 17h, as escolas com uma programação especialmente voltada para o atendimento das crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Além das atrações fixas, o evento preparou uma série de novidades que dialogam com o momento pós-pandêmico e de retorno às atividades. No chamado Espaço Plural, acontecerá uma série de atividades, durante todo o período da feira, envolvendo parceiros e convidados como Ecomouseu, Leia Rio Grande, Unegro, Sesc/Senac, Semente Crioula, Bicharada Universitária, Núcleo de Exposição Fresta e Cooperart. O mesmo espaço também sediará três exposições artísticas permanentes.
Sessões de autógrafos
Ao longo de nove dias de evento, a tradicional sessão de autógrafos da Feira do Livro é uma das ações mais esperadas da celebração. Neste ano, 45 artistas terão o espaço disponível para divulgar suas obras e trocar experiências com o público. Um dos autores que prometem reunir grande público é o jornalista Marcelo Cosme, da Rede Globo. O rio-grandino vem lançar seu livro "Talvez Você Seja...: Desconstruindo a LGBTfobia Que Você Nem Sabe Que Tem".
Para conferir a lista completa dos autores selecionados e os respectivos dias das sessões, acesse o arquivo anexado abaixo com a programação oficial do evento.
Fonte: Repost FURG