Arvoreteca: incentivando a leitura

Arvoreteca: incentivando a leitura

Sobre o projeto

O projeto Arvoreteca surgiu em 2016 com a pretensão de desenvolver um acesso à leitura diferenciado. Tendo como ideia principal pendurar livros nas árvores para que as pessoas que passarem pela Praça “colhessem” livros gratuitamente para ler. Foi escolhida a Praça Tamandaré por localizar-se em uma área central da cidade do Rio Grande e pelo grande fluxo de pessoas que passam por ela diariamente. O objetivo do projeto é incentivar a leitura, entendendo leitura "como um conjunto de práticas codificadas, que histórica e socialmente estão envolvidas, [...]", (Lucas, 2000, p.36). Ou seja, desta maneira incentivar o ato de ler e propagar o acesso a cultura. Trazendo desse jeito um outro tipo de biblioteca, não só a biblioteca física, ou seja, dentro de quatro paredes e estantes, mas sim um novo olhar de conceito de biblioteca. De acordo com Barros (2002, p.83), uma biblioteca pública, [...] pode ser vista como uma prestadora de serviços a escola, a educação e a cultura na sociedade, por isso sua existência e papel social torna-se imprescindível para a formação do cidadão. Por isso buscamos desenvolver um tipo de biblioteca que desenvolva um senso cultural para toda a comunidade, de maneira a não excluir, mas sim incluindo a todos, sem distinção. Integrando pessoas, aproximando-as aos livros.
Este projeto justifica-se pela importância do ato de ler e pela relevância social para toda comunidade em geral. Facilitando desta forma o acesso à leitura, contribuindo culturalmente com a realização da biblioteca alternativa. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. O projeto ajuda os indivíduos a adquirir o gosto pela leitura, assim como contribui para formação do leitor que não tem condições de adquirir livros, visto que cada indivíduo pode 'colher' até 2 exemplares por edição do projeto.

 

Objetivos

-Proporcionar o acesso à leitura, através de uma forma de biblioteca alternativa.
- Levar a leitura ao encontro do leitor;
- Motivar, pela criatividade, a leitura em bibliotecas e/ou espaços alternativos.
- Estimular o desejo de novas leituras;
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora;
- Distribuir livros gratuitamente para comunidade riograndina.

 Metodologia

O projeto funciona exclusivamente através que recebe da comunidade em geral ou através de campanhas de troca por multa (campanhas em que os usuários das bibliotecas que tiverem pendência de multa poderão doar livros ao invés de pagá-las com dinheiro). As doações podem ser deixadas em qualquer biblioteca da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) ou durante as ações na Praça. Após receber os livros, estes são etiquetados, carimbados e em seguida organizados em caixas para serem distribuídos nas ações do projeto.
Na ultima quarta-feira de cada mês, os livros são levados até a Praça Tamandaré no centro da cidade, onde são pendurados por fios de barbante nos galhos das árvores ficando a disposição da população para “colhe-los”. Cada pessoa que colhe um livro em seguida responde um questionário com perguntas básicas, pessoais e também opinativas sobre o projeto; este questionário é usado posteriormente para um levantamento de informações sobre as ações e a população que participa delas.

 

Divulgação
• Divulgação através dos meios de comunicação em massa (TV e rádio local);
• Utilização de ferramentas da Internet para divulgar as atividades do Projeto, ampliando os canais de comunicação com entre a biblioteca e a comunidade (facebook da biblioteca e do projeto e página da FURG);
• Divulgação do Projeto na Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG e outros eventos da região;
• Distribuição de panfletos;
Vale ressaltar que o projeto também realiza edições especiais, sendo estas aquelas em que recebemos convite para integrar outros projetos da Universidade ou da Prefeitura.
Resultados e discussão

Com a realização de ações mensais, é possível estabelecer uma proximidade e troca de informações com a comunidade, que tem se mostrado interessada tanto em “colher” livros, quanto em fazer suas doações.
Desde junho de 2017 até julho de 2018, já foram distribuídos em torno de 2.000 livros de literatura infantil, literatura infanto juvenil e literatura geral. Os livros são etiquetados para identificação, de modo que, a venda destes seja dificultada.

 

Status: em vigência

 

--------------------------------------------

Mais informações:
Rita Rocha Lemos,  coordenadora do projeto
e-mail : ritamoraes@furg.br

Telefone (53)32336697