Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Oceanografia

 Atendendo a solicitação do Departamento de Oceanografia da FURG, iniciou-se em 1991 a organização de uma biblioteca setorial junto ao prédio deste departamento e com o acervo proveniente de projeto aprovado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (PADCT).

Segundo a profª Clarisse Odebrecht, coordenadora do projeto, o mesmo foi dividido em dois subprojetos: um deles destinado à implantação do Doutorado em Oceanografia Biológica (apoiado pela CAPES) e outro de um projeto de pesquisa (apoiado pelo CNPq). No subprojeto da CAPES, para dar suporte necessário ao curso de doutorado em oceanografia biológica, estava contemplada também a criação de uma biblioteca, com aquisição de materiais, desde prateleiras e computadores, até periódicos e livros.

Contato
Blog: http://bibliotecaoceanofurg.blogspot.com.br/ 

E-mail:
sib.oceano@furg.br 
Telefone:
(53) 3233-6511

 

Horário:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h


Endereço:
Biblioteca Setorial da Pós-Graduação em Oceanografia

Base Oceanográfica -
Campus Carreiros
Av. Itália, km 8 
Caixa Postal 474
CEP: 96200-970
Rio Grande - RS - Brasil

 

 Assim, em 10 de maio de 1992, inaugurou-se a Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica. Através de convênio com a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), firmando em 1997, foi garantida a assinatura de vários títulos de periódicos, que por volta de 2001 passaram a ser acessados de forma eletrônica através do Portal de Periódicos CAPES. Ao acervo inicial foram acrescidos novos títulos e materiais em outros suportes (CDs, DVDs, etc.), resultando em um acervo rico e muito importante, a ponto de caracterizar esta biblioteca setorial como um centro de referência na área de Ciências do Mar para toda a Região Sul do Brasil.

Atualmente, como o Instituto de Oceanografia mantêm outros cursos de pós-graduação além do mestrado e doutorado na área de Oceanografia Biológica, nomeadamente cursos nas áreas de Oceanografia Química, Física e Geológica, e ainda gerenciamento Costeiro, a biblioteca passou a ser chamada apenas de "Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia". Em decisão histórica, em 23/11/2015, com a aprovação do Diretor do IO, prof. Dr. José Henrique Muelbert, a Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia, passa a ampliar seu público alvo dentro da Universidade. A Biblioteca, que funciona em cooperação com o Instituto de Oceanografia (IO/FURG), mantinha seu atendimento praticamente restrito aos alunos de pós-graduação da Universidade, sendo que apenas estes podiam tomar livros em empréstimo.

A exceção era para os alunos de graduação do curso de Oceanologia, pois os que necessitassem retirar livros tinham que ser liberados por  um docente do IO – via ofício assinado e entregue na biblioteca - que se responsabilizaria pelas obras. A partir da data acima, além dos alunos de pós, os alunos de todos os cursos de graduação da FURG podem realizar empréstimos nesta setorial, sem a necessidade de que um docente se responsabilize pelo ato. A Biblioteca inicia um movimento de ampliação e democratização do uso do seu acervo, porém o foco do mesmo continua a ser os tópicos específicos em Oceanografia.