SOBEK - Ferramenta de mineração de texto

Sobek é uma ferramenta de mineração de texto que foi desenvolvida para apoiar aplicações educacionais. Ela tem sido utilizada em várias tarefas, como no auxílio aos professores no processo de avaliação de atividades de produção textual, ou em atividades de leitura e escrita.
A ferramenta Sobek é extremamente fácil de usar. Para que possa obter um diagrama com a representação visual de um texto, o usuário necessita simplesmente copiar / colar o texto no editor do Sobek e pressionar um botão. Com um único clique é possível visualizar um diagrama conciso com os principais termos e as relações de um texto.

SOBEK é capaz de identificar os conceitos relevantes em um texto a partir da análise de frequência destes termos no material textual. SOBEK usa um processo conhecido como mineração de texto, definido como um método para extrair informações relevantes de dados não estruturados ou semi-estruturados. Tendo suas origens na mineração de dados, a mineração de texto tornou-se cada vez mais popular, principalmente devido ao crescimento da Internet e à evolução na área da linguística computacional. A técnica difere da mineração de dados pelo fato de que esta busca por padrões de informação contidas em registros de bancos de dados formais, enquanto mineração de texto emprega fontes de dados não estruturados.

A ferramenta Sobek foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Ela tem sido usada em vários contextos educativos, dando suporte a aplicações pedagógicas no ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino à distância.

Sobek é distribuída gratuitamente e pode ser baixado, confira aqui: http://sobek.ufrgs.br/index.html

 

 (Fonte: http://sobek.ufrgs.br/about.html  -  Grupo de Pesquisa GTech.Edu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)).